quarta-feira, 30 de setembro de 2009

LEI DAS PALAVRAS


A Lei das Palavras é “a força poderosa capaz de transformar o futuro em realidade”. Aqueles que a usam são mudados para sempre. O estudo da Bíblia nos mostra que Deus criou todas as coisas através da palavra. Palavras criaram o mundo, e palavras criam o seu mundo. As palavras têm um alto custo. Só ao ser humano foi dado o privilégio da linguagem verbal, nenhum outro ser o possui. Isso nos torna criadores também, pois o Doador da vida nos deu esse poder.
Tudo o que você fala se torna realidade em sua vida, inclusive doenças e saúde.
Suas palavras determinam o tipo de vida que você conseguirá. “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Pv 18:21). Suas palavras definem como você será visto pelas pessoas nos lugares que você freqüenta. “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno. Até o tolo passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que possui discernimento.” (Pv 17:27,28).
As palavras aproximam as pessoas ou as afastam. Muitas guerras começaram por causa de palavras, e as negociações de paz sempre ocorreram quando homens se uniram para dialogar. As palavras são a ponte que leva ao seu futuro. Suas palavras revelam o verdadeiro coração que você possui “...porque a sua boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45). Suas palavras significam muito e suas conversas têm importância. “Mas eu lhes digo que, vós haveis de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois, por suas palavras sereis justificados, e por suas palavras sereis condenados.” (Mt 12:36,37). Suas palavras determinam o ambiente onde você vive e o seu nível de paz. “Os lábios do tolo entram em contendas, e a sua boca clama por açoites. A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.” (Pv 18:6,7).
Como a maioria das pessoas usa mal esse poder! Como causam infelicidade a si próprias e àqueles que vivem ao seu redor! É comum ouvirmos pais e mães usando essa lei de forma inadequada e construindo infelicidade para seus filhos. Eis alguns exemplos: “Você nunca será nada na vida”; “Você é muito fraco”; “Somos pobres, filho, esqueça esse sonho, pois ele está fora do seu alcance”; “Você sempre foi assim, é a sua natureza, filha, e não adianta lutar contra isso”; “A vida é assim, não adianta insistir, uns ganham e outros perdem”; “Nossa família é feita de perdedores”; “Isso não é para gente como nós, filho, esqueça”. Se a criança ou o jovem ouvir isso e acreditar, na fase adulta passará a repetir isso sobre si mesmo e para si mesmo e, anos depois, repetirá essas palavras para os próprios filhos, estendendo um ciclo de fracasso que durará por séculos.
Em todos os lugares onde você for, vai ouvir pessoas construindo destinos infelizes para si mesmas, potencializando suas limitações e bloqueios, e, ao mesmo tempo, minimizando sua capacidade de crescimento interior. Vejamos alguns exemplos: “Eu sou esquecido, minha memória é péssima”; “Sou assim, nada posso fazer”; “Isso é muito difícil de conseguir, eu não posso”; “Não sei, acho que não dá”; “Isso não é possível, é inalcançável”; “Eu não tenho talento, jamais conseguirei isso”; “Cada um nasce para uma coisa”; “Vender não é o meu forte”; “A situação do país está crítica”; “O dinheiro sumiu do mercado”; “Muitas empresas vão quebrar este ano”; “Sabe qual é o meu problema?”; “Eu estou com uma dificuldade”.
Mude seu vocabulário, já! Comece a traçar hoje uma nova rota para sua vida e para a vida das pessoas que você ama. Altere suas frases, crie um vocabulário mental que faça VOCÊ CRESCER INTERIORMENTE, que aumente sua SABEDORIA e seu nível de PAZ INTERIOR.
Pare de revelar suas fraquezas e concentre-se nas suas fortalezas, pare de mencionar suas limitações para todos e fale dos seus pontos fortes. Ao invés de viver falando sobre o que você teme, fale do que deixa você forte, seguro. Deixe de mencionar o que lhe irrita e troque pelo que lhe deixa sereno, em paz.
Troque as palavras e frases enfraquecedoras por outras que sejam FORTALECEDORAS (no final deste artigo relacionamos uma pequena lista de palavras e frases que operarão maravilhas em sua vida, se você as usar).
Lembre-se que grandes milagres começam com uma conversa. Seu futuro será decidido pelo que você tem disposição para mudar. Use suas palavras para criar o trabalho que você almeja, a vida que deseja, o relacionamento amoroso que busca, o salário que lhe fará feliz. Use suas palavras para mudar a vida das pessoas para melhor, construir pontes entre as pessoas, produzir riquezas emocionais em seu coração, abrilhantar seu raciocínio e aumentar sua Sabedoria.
Na língua portuguesa existe a palavra BENDIZER (do latim BENEDICERE), que significa “falar bem, abençoar, colocar bênçãos sobre”. Fale bem do seu emprego, do seu líder, do seu carro, do seu cônjuge, dos seus filhos, da sua rua, da sua cidade, dos seus amigos, da sua empresa. Fale bem das pessoas, das coisas, do clima.
Comece hoje a planejar o seu futuro, pois é lá que você vai viver por muito tempo. Faça isso agora, senão ele não estará à sua espera quando você chegar lá.
Seu Futuro lhe espera, e ele é de Vitórias, não de derrotas.

“A Sabedoria é a Chave Mestra para todos os tesouros da vida.” (Mike Murdock)

2 comentários:

  1. Após ler este texto ele mudou um conceito dentro de mim... de desanimo a bom animo... um pensamento de terminar de namoro abeçoado por Deus, em um futuro esperançoso e abençoado por Jesus... que Deus use e abençoe este blog e a vida desse irmão...
    Graça e Paz!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. hoje foi o dia mais util para mim ...tudo isso devo a essas palavras. Sinto que de certa forma Deus usou-as para que eu tirasse uma duvida grande de meu coração.
    que Deus te abençoe

    ResponderExcluir